Lean Thinking

O Lean Thinking, ou mentalidade enxuta, é um método empresarial que tem por objetivo estabelecer um novo modo de pensar em como organizar atividades humanas, para entregar mais benefícios para a sociedade enquanto elimina desperdícios.
O Lean Thinking foi cunhado por James P. Womack e Daniel T. Jones através de um estudo que fizeram sobre o Sistema Toyota de Produção. O pensamento enxuto é uma nova maneira de executar atividades, analisando as perdas inadvertidamente geradas pela forma como o processo é executado e centrando-se nos conceitos de:
- Valor
- Fluxo de valor
- Fluxo contínuo
- Produção puxada
- Perfeição (Kaizen)
O objetivo do Lean Thinking é criar uma empresa enxuta, que sustenta o crescimento, alinhando a satisfação do cliente com a satisfação do colaborador, e que oferece produtos ou serviços inovadores de forma rentável, minimizando custos desnecessários para os clientes, fornecedores e meio ambiente.
Do pensamento Lean surgiu as ramificações como: o Lean Manufacturing, Lean Office e o Lean Healthcare, todos embasados na mesma filosofia de eliminação de custos e criação de valor.
Valor
Deve-se pensar sobre o produto a ser manufaturado conjuntamente com as operações, visando assim um resultado satisfatório, expresso por otimização dos recursos utilizados (tempo, espaço, materiais etc.), produzindo mais em menos tempo. Procura-se evitar desperdícios e garantir a rentabilidade econômica. Busca-se sempre aproximar-se daquilo que os clientes desejam, para a criação de valor para o cliente.
Fluxo de valor
Identificar quais etapas agrega valor ao produto é o segundo princípio. Aquelas que não agregam valor (desperdício) devem ser eliminadas, reduzindo automaticamente os custos de máquinas, energia, tempo, etc. Para isso deve-se utilizar uma ferramenta chamada Mapeamento de Fluxo de Valor.
Fluxo contínuo
Depois de identificadas apenas as tarefas que criam valor ao produto, nessa etapa deverá ser criado o fluxo contínuo, ou seja, produzir sem interrupções. A ideia seria atender as necessidades dos clientes com rapidez, com menor tempo para processar os pedidos e baixo estoque. Essa é uma das etapas mais difíceis de atingir com plenitude.
Produção puxada
Nessa etapa a empresa passa a trabalhar produzindo apenas o que o cliente quer, reduzindo ao máximo o estoque. Dependendo da quantidade de produtos existirá a necessidade em se criar um supermercado de produto acabado, fazendo com que a empresa passe a produzir de forma a repor as unidades vendidas apenas nesse supermercado. Com a produção puxada se elimina a necessidade de descontos e promoções com objetivo de acabar com o estoque dos itens que já foram produzidos e encontram-se parados por determinado período.
Perfeição
É a busca pela melhoria dos processos, pessoas, produtos, etc., com objetivo de agregar valor ao cliente sempre. Empresas com o pensamento enxuto buscam problemas diariamente, a fim de melhorar o produto e consequentemente a satisfação do cliente.
Lean Thinking na Engetref
O Lean Thinking é a alma da Engetref. A eliminação de desperdícios e aumento da produtividade (fazer mais com menos) é tarefa de todas as pessoas em todos os níveis organizacionais. Temos diversos projetos em andamento com o objetivo de identificar e eliminar etapas em processos que não agregam valor, formulários e controles sem utilidade e perdas de materiais na produção. É exatamente por isso que quem nos visita não acredita que consigamos produzir o que produzimos com o tamanho da nossa equipe.
Ainda temos muito para melhorar, mas com a equipe comprometida que temos chegaremos lá.