Diagrama de Ishikawa

Diagrama de Ishikawa (qualidade)

Também conhecido como diagrama espinha de peixe, ou diagrama de causa e efeito, a ferramenta tem por objetivo resolver problemas organizando e analisando suas causas potenciais.

O diagrama de Ishikawa foi criado e difundido pelo professor Kaoru Ishikawa, um pioneiro em gestão da qualidade nos anos 1960. A técnica foi publicada em seu livro de 1990, Introdução para o controle de qualidade.

O diagrama é cunhado de espinha de peixe, pois sua representação parece um esqueleto de um peixe. Veja um exemplo na imagem abaixo:

Diagrama de Ishikawa (exemplo)
Diagrama de Ishikawa (exemplo)

O diagrama de Ishikawa é utilizado para:

  • Descobrir causa-raiz de um problema
  • Descobrir gargalos em um processo
  • Otimizar processos

Como usar a ferramenta?

Defina o problema

Primeiramente, deve ser colocado o problema em questão. Quando apropriado, identificar os envolvidos, do que se trata o problema, quando e onde acontece.

Represente o problema (efeito) em um quadro conforme apresentado na imagem acima.

Desdobre as causas

Identifique os fatores maiores que fazem parte do problema. Eles são divididos nas seguintes categorias:

  • Mão-de-obra: normalmente ocasionado por imprudência, imperícia ou negligência do realizador de alguma atividade do processo;
  • Método: erros ou fatores não previstos em procedimentos, manuais, instruções de trabalho;
  • Meio ambiente: problemas em relações interpessoais, clima organizacional (físico, psicológico, social), falta de espaço, ergonomia;
  • Material: problemas com matérias-primas / insumos de fornecedores ou em suas especificações;
  • Medição: problemas com instrumentos ou métodos de verificação do controle de qualidade;
  • Máquina: problemas de manutenção ou falhas inerentes ao equipamento devido à limitações técnicas diversas.

Os fatores maiores também são chamados de 6M’s. Em certos cenários, nem todos os fatores são aplicáveis. Para os fatores considerados, execute um brainstorm para descobrir as causas e, se necessário, as sub-causas que estão relacionadas ao problema (efeito).

Análise o diagrama

Nesta fase, o diagrama já nos mostra todas as possíveis causas do problema. Dependendo da complexidade e importância do efeito, investigue as causas prováveis mais a fundo.

Diagrama de Ishikawa na Engetref

O diagrama de Ishikawa sem dúvidas é um método muito útil e eficiente na tratativa de solução de problemas. Na Engetref, utilizamos o diagrama em nossos relatórios de ação preventiva e corretiva (RACP’s) com o objetivo de descobrir as causas potenciais de problemas que aconteceram ou que podem vir a acontecer. Essa é mais uma ferramenta utilizada diariamente na melhoria contínua para auxiliar o controle de qualidade e prover soluções em tubos trefilados e peças tubulares dentro das especificações de nossos clientes.

Compartilhe nas redes sociais