Corte a laser de tubos de aço

Corte a laser de tubos de aço

Sobre o corte a laser

O corte a laser é uma tecnologia que utiliza o raio laser para cortar materiais e é muito utilizado na indústria metalmecânica. A fonte laser é utilizada para criar um raio de alta potência através da ionização de um gás de formação (geralmente CO2). Posteriormente este raio é redirecionado e concentrado através de um sistema de lentes até o material, tudo em conjunto com um sistema de Comando Numérico Computadorizado (CNC). Um gás de assistência (geralmente O2) é soprado para remover as partículas do caminho do laser, abrindo caminho para que o raio laser queime o material, efetuando o corte e deixando as extremidades com um acabamento de alta qualidade.

Um pouco de história

Se estabelecermos uma linha do tempo veremos que, a primeira produção de máquina corte a laser foi em 1965 nos Estados Unidos, para perfurar buracos nas matrizes de diamante. Em 1967, os britânicos, pioneiros em corte a laser assistido por jato de oxigênio, iniciaram a produção de máquinas utilizadas para cortar titânio em aplicações aeroespaciais. Na mesma época, as máquinas laser de CO2 (dióxido de carbono) foram adaptadas para cortar elementos não metálicos, tais como tecidos. O laser de CO2 é o mais utilizado na industria mundial, pois a ionização do CO2 proporciona altos níveis de energia, permitindo acelerar o processo de corte.

Características do corte a laser

A velocidade de produção é limitada por alguns fatores, tais como: a potência do laser, a espessura e as propriedades físicas do material, bem como o tamanho dos recortes. Os sistemas de corte a laser padrão cortam metais de aço carbono de 0,51 mm à 13 mm de espessura. Sob certas condições, uma máquina laser pode ser até trinta vezes mais rápida do que uma serra convencional e ele pode ser aplicado em vários materiais, tais como: aço inoxidável, aço carbono, alumínio, titânio, metais não metálicos, cobre, entre outros.

Das muitas vantagens que o corte a laser possibilita, a precisão no momento do corte é uma das mais importantes, pois dispensa o uso de ferramentas, não sofrendo desgastes que possam afetar a precisão. Também é reduzida a probabilidade de deformação do material que passa pelo processo de corte, pois o laser afeta apenas uma pequena zona com o calor do raio.

Outra vantagem dessa tecnologia é a possibilidade de efetuar recortes diferenciados, eliminando a necessidade de diversas máquinas e ferramentas caso sejam feitos através de técnicas de estampagem e usinagem tradicionais, simplificando o trabalho na linha de produção (número de operações e tempo de movimentações) com um alto padrão de qualidade e reduzindo retrabalhos.

O sistema de corte a laser além de proporcionar um meio inovador e eficiente de corte, também oferece um maior índice de produtividade em comparação ao padrão do mercado.

Corte a laser de tubos na Engetref

A fim de expandir o seu maquinário e suas soluções, a Engetref investiu na tecnologia do corte a laser de tubos (também conhecido como lasertube, ou lasertubo) para um diferencial no atendimento aos seus clientes.

Com foco em eliminar o tempo improdutivo, e elevar o nível de produtividade, a máquina laser italiana Adige Lasertube LT722D atende aos mais altos padrões de qualidade e produção:

  • Diâmetro externo: até 152 mm
  • Comprimento: até 4.500 mm
  • Perfis: redondo, quadrado, retangular e perfis especiais
  • A preparação e as regulagens da máquina são automáticas e programáveis eletronicamente
  • É possível desenvolver recortes e furos nos tubos para diversas aplicações
  • Gestão da barra em ciclo automático partindo do feixe, singularização, medição, corte e descarregamento ordenado
  • Ausência de refugos com o controle de 100% da produção em linha
  • Perda mínima de final de barra
  • Dispensa o uso de ferramentas no momento do corte
  • Programação através do software CAD/CAM.

Com a tratativa de eliminação de tempo improdutivo, a máquina LT722D inclui algumas operações em apenas um único ciclo de operação:

  • Carregamento
  • Operação de corte
  • Descarte de ponta
  • Descarregamento

A programação é feita com o software CAD/CAM Artube, que por sua vez foi desenvolvido especificamente para a produção de corte a laser em peças tubulares e para explorar ao máximo as possibilidades oferecidas pela máquina.

A máquina é capaz de realizar operações de corte a laser tanto em tubos de aço com costura quanto sem costura, sejam eles trefilados ou não.

Com o corte a laser de tubos, a Engetref procura uma vez mais evoluir através do investimento em novas tecnologias, proporcionando soluções inovadoras que gerem valor aos seus clientes, com produtividade e um alto grau de qualidade.

O corte a laser de tubos é vendido tanto como produto (peças tubulares cortadas incluindo o material) ou como serviço de mão-de-obra (com fornecimento do material pelo cliente).

Fotos da máquina

Compartilhe nas redes sociais