Aprimoramentos no site

Desempenho do site

Recentemente, foram realizadas diversas mudanças no site da Engetref para aumentar a velocidade e melhorar o posicionamento nas pesquisas do Google.

Este artigo é para os aventureiros da computação.

Geografia

Nosso site, que era hospedado na Google Cloud americana, foi transferido para a recém inaugurada Google Cloud brasileira. Por estar geograficamente mais perto de seu público alvo principal, o tempo de resposta foi diminuído consideravelmente.

Recursos de hardware

A especificação da máquina virtual do Google Computing Engine foi melhorada, permitindo que uma maior capacidade de processamento e memória RAM fosse utilizada para a operação do site. Hoje todo o site está em cache na memória RAM, inclusive o banco de dados.

Migração dos softwares

A plataforma foi migrada para o PHP 7, utilizando OPcache. O banco de dados foi migrado do MySQL para o MariaDB. Tudo foi customizado e compilado do zero para que não haja nenhum desperdício – a mentalidade enxuta da Engetref é aplicada até aos arquivos de configuração do site!

Compressão de imagens

Todas as imagens do site são comprimidas ao máximo sem perdas, porém percebemos que mesmo assim algumas imagens eram grandes demais. Aplicamos nesses casos uma compressão com perdas, diminuindo em até 70% o tamanho total das páginas principais, mas sem visualmente afetar a experiência com o website.

Protocolo HTTP2

O site agora serve seu conteúdo através do protocolo HTTP2, que permite envio de múltiplos arquivos através de apenas uma conexão. O protocolo evita o desperdício de recursos no cliente e no servidor para enviar a mesma quantidade de arquivos. Caso o cliente não suporte, o servidor automaticamente utiliza o protocolo HTTP1.1.

Certificado de segurança

Criptografia instalada em todo o site, com todas as informações enviadas e recebidas de forma particular.

Símbolo
Símbolo “Seguro” mostra que o site tem toda sua transmissão de dados criptografa

Mas e os resultados?

Essas modificações, adicionadas às outras otimizações realizadas quando o site entrou ao ar em agosto de 2016, tais como, compressão de dados, otimização de imagens, diminuição de redirecionamentos, diminuição do número de requisições, cache de dados etc., nos permitiu alcançar excelentes notas no GTMetrix.com:

Relatório de desempenho do site da Engetref no GTMetrix
Relatório de desempenho do site da Engetref no GTMetrix

Observações:

  • O tempo total de download da página de 2,5 segundos aumentou para o GTMetrix, pois o mesmo está localizado no Canadá e o site agora está no Brasil (antes estava nos Estados Unidos) – o tempo médio total para o Brasil diminuiu consideravelmente, com algumas páginas ficando prontas para uso em menos de 500 ms
  • O tempo de resposta médio para o Brasil caiu de cerca de 120 ms para apenas 20 ms
  • A nota 90 no YSlow é devido ao fato de não utilizarmos Content Delivery Network (CDN). Devido ao volume de mídia que temos, pela Engetref atuar apenas no Brasil e pelo desempenho do nosso servidor com essas modificações, a utilização de um CDN para nós traria ganhos mínimos de performance

No último ano, devido às constantes atualizações de conteúdo e de desempenho do site, melhoramos bastante nossa posição nas buscas do Google para diversas palavras-chave. Com essas otimizações e com ainda mais conteúdo, objetivamos melhorar ainda mais.

Compartilhe nas redes sociais